Emoções, bem-estar subjectivo e género na aprendizagem do basquetebol na formação de professores: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.17398/1885-7019.19.231Palavras-chave:
Afetividade, esporte, ética, jogo motor, educação físicaResumo
O estudo narrativo das emoções na formação de professores de Educação Física permite-nos abordar os significados pessoais e sociais associados. O primeiro objectivo desta investigação era compreender, num contexto chileno, os significados emocionais dos estudantes universitários de Educação Física na sua aprendizagem do basquetebol. Em segundo lugar, o objectivo era interpretar estes significados emocionais a partir de uma perspectiva de género. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, interpretativa e fenomenológica. Quatro mulheres e sete homens de um diploma universitário em Pedagogia da Educação Física numa universidade privada chilena da Região Metropolitana participaram no estudo. Os dados foram recolhidos através de diários pessoais, que foram submetidos a uma análise de conteúdo dedutivo-indutivo com o programa Atlas.ti 22. Os resultados mostram 14 categorias referentes a quatro emoções positivas e seis emoções negativas para o bem-estar subjectivo. Havia nove categorias partilhadas e cinco separadas entre o sexo masculino e o feminino. Conclui-se que os significados reconhecidos podem ser utilizados para favorecer o bem-estar subjectivo através de adaptações didácticas na aprendizagem do basquetebol.
Downloads
Referências
Adriaanse, J. A. (2019). The influence of gendered emotional relations on gender equality in sport governance. Journal of Sociology, 55(3), 587-603. doi:10.1177/1440783319842665
Aguilar, S., & Barroso, J. (2015). La triangulación de datos como estrategia en investigación educativa. Revista de Medios y Educación, 47, 73-88. https://doi.org/10.12795/pixelbit.2015.i47.05
Ausubel, D. G. (1963). Cognitive Structure and the Facilitation of Meaningful Verbal Learning. Journal of Teacher Education, 14(2), 217–222. https://doi.org/10.1177/002248716301400220
Ausubel, D. (2002). Adquisición y retención del conocimiento: una perspectiva cognitiva. Paidós.
Bermúdez, C., & Sáenz-López, P. (2019). Emociones en Educación Física. Una revisión bibliográfica (2015-2017). Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 36, 597-603.
Bourdin, G. (2016). Antropología de las emociones: conceptos y tendencias. Cuicuilco. Revista de Ciencias Antropológicas, 23(67), 55-74.
Calderón, E. (2014). Universos emocionales y subjetividad. Nueva Antropología, 27(81), 11-31.
Camacho-Miñano, M., & Aragón, N. (2014). Ansiedad física social y educación física escolar: las chicas adolescentes en las clases de natación. Apunts. Educación Física y Deportes, 116(2), 87-94. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es
Chihuailaf-Vera, L., Mujica-Johnson, F. N., & Concha-López, R. F. (2022). Psicomotricidad, corporalidad, género y filosofía positivista en Chile: análisis crítico de documentos ministeriales. Retos, 45, 12-19. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91574
Conway, M. (2005). Memory and the self. Journal of Memory and Language, 53, 594-628. https://doi.org/10.1016/j.jml.2005.08.00511.
Conway, M., & Pleydell-Pearce, C. (2000). The construction of auto-biographical Memories the self-memory system. Psychological Review, 107(2), 261-288. https://doi.org/10.1037//0033-295X.107.2.261
Díaz-Vásquez, P., González-Robles, C., Ramírez-Rojas, J., & Mujica-Johnson, F. (2023). (Des)Igualdad de Género en Educación Física Escolar Chilena desde la Perspectiva Estudiantil: Estudio de Casos. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 12(1), 51–64. https://doi.org/10.15366/riejs2023.12.1.003
Diener, E., Lucas, R., & Oishi, S. (2018). Advances and open questions in the science of subjective well-being. Collabra: Psychology, 4(1), 1-49.
Durán, C., Lavega, P., Salas, C., Cristofol, T., Tamarit, M., & Invernó, J. (2015). Educación física emocional en adolescentes. Identificación de variables predictivas de la vivencia. Cultura, Ciencia y Deporte, 10(28), 5-18. https://doi.org/10.12800/ccd.v10i28.511
Flick, U. (2022). The SAGE Handbook of Qualitative Research Design. Sage.
Fraile, A. (2018). Investigar y enseñar en Educación Física. Hacia un proceso democratizador. Kinesis.
Friesen, A. P., Lane, A. M., Devonport, T. J., Sellars, C. N., Stanley, D. N., & Beedie, C. J. (2013). Emotion in sport: considering interpersonal regulation strategies. International Review of Sport and Exercise Psychology, 6(1), 139-154. doi:10.1080/1750984x.2012.742921
Gamero-Portillo, M. G., GarcíaCeberino, J. M. Rodriguez-Rocha, J., Ibáñez, S. J., & Feu, S. (2022). Estudio de tres programas de intervención para la enseñanza del baloncesto en edad escolar. Un estudio de casos. Ebalonmano.Com. Revista de Ciencias del Deporte, 18(2), 127-148
García-Fariña, A., Jiménez, F., & Anguera, M. (2016). Análisis observacional del discurso docente del profesorado de educación física en formación a través de patrones comunicativos. Cuadernos de Psicología del Deporte,16(1),171-182.
García-López, L., Gutiérrez, D., Sánchez-Mora, D., & Harvey, S. (2019) Teachers’ use of teaching games for understanding in Central Spain. Physical Education and Sport Pedagogy, 24(5), 463-477. https://doi.org/10.1080/17408989.2019.1628931
Gea García, G., Alonso Roque, J. I., Rodríguez Ribas, J. P., & Caballero García, M. F. (2017). ¿Es la vivencia emocional cuestión de género? Análisis de juegos motores de oposición en universitarios. Revista de Investigación Educativa, 35(1), 269–283. https://doi.org/10.6018/rie.35.1.249661
Guijarro-Romero, S., Mayorga-Vega, D., & Viciana, J. (2019). Influencia del género sobre la habilidad táctica y aspectos motivacionales en deportes de invasión en Educación Física. Cultura, Ciencia y Deporte, 14(41), 93-105. https://doi.org/10.12800/ccd.v14i41.1269
Harvey, S., Gil-Arias, A., & Claver, F. (2020). Effects of teaching games for understanding on tactical knowledge development in middle school physical education. Journal of Physical Education and Sport, 20(3), 1369-1379. https://doi.org/10.7752/jpes.2020.03189
Lavega, P., Aráujo, P., & Jaqueira, A. R. (2013). Enseñar competencias motrices y emocionales en estudiantes universitarios. Cultura, Ciencia y Deporte, 8(22), 5-15. https://doi.org/10.12800/ccd.v8i22.219
LeDoux, J. E. (2000). Emotion circuits in the brain. Annual Review of Neuroscience, 23, 155-184. https://doi.org/10.1146/annurev.neuro.23.1.155
Leisterer, S., & Jekauc, D. (2019). Students´ emotional experience in Physical Education. A qualitative study for new theoretical insights. Sports, 7, 1-15. https://doi.org/10.3390/sports7010010
Maddux, J. (2018). Subjective well-being and life satisfaction: an introduction to conceptions, theories, and measures. En J. Maddux (Ed.), Subjective well-being and life satisfaction (pp. 3-31). Routledge.
Marina, J. A. (2009). El laberinto sentimental. Anagrama.
Martínez-Martínez, F., & Valero-Valenzuela, A. (2019). Vivencia emocional del alumnado universitario en Educación Física: revisión sistemática. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 14(2), 91-96.
Monforte, J., & Pérez-Samaniego, V. (2017). El miedo en Educación Física: una historia reconocible. Movimento, 23(1), 85-99. https://doi.org/10.22456/1982-8918.71272
Mora, F. (2013). ¿Qué es una emoción? Arbor. Ciencias, Pensamiento y Cultura, 189(759), 1-6. https://doi.org/10.3989/arbor.2013.759n1003.
Mora, F. (2017). Neuroeducación: solo se aprende aquello que se ama. Alianza.
Mujica-Johnson, F. (2020). Percepción emocional del alumnado de educación secundaria obligatoria durante la práctica de baloncesto en la asignatura de Educación Física [Tesis Doctoral, Facultad de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, Universidad Politécnica de Madrid]. https://doi.org/10.20868/UPM.thesis.65809.
Mujica-Johnson, F. (2021). Emociones negativas del alumnado de Secundaria en el aprendizaje de baloncesto en Educación Física. Retos, Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 41, 362-372. https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.84395
Mujica-Johnson, F., & Jiménez, A. C. (2019). Percepción emocional en la asignatura de Baloncesto de estudiantes del Grado en Ciencias del Deporte: Estudio piloto. Cuadernos de Psicología del Deporte, 19(2), 160-174. https://doi.org/10.6018/cpd.347161
Mujica-Johnson, F., & Jiménez, A. C. (2021). Emociones positivas del alumnado de Educación Secundaria en las prácticas de baloncesto en Educación Física. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 39, 556-564. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.80112
Mujica-Johnson, F., & Orellana, N. (2019). Emociones en educación física desde la perspectiva constructivista: análisis de los currículos de España y Chile. Praxis & Saber, 10(24), 297-319. https://doi.org/10.19053/22160159.v10.n25.2019.8468
Mujica-Johnson, F., Orellana, N., & Concha, R. (2017). Emociones en la clase de Educación Física: revisión narrativa (2010-2016). Ágora para la Educación Física y el Deporte, 19(1), 119-134. https://doi.org/10.24197/aefd.1.2017.119-134
Mujica-Johnson, F. N., Orellana-Arduiz, N. D. C., & Concha-López, R. F. (2018). Atribución emocional en el taller de baloncesto escolar de una escuela pública en Chile: análisis de contenido. Cuadernos de Psicología del Deporte, 18(1), 31-42.
Mujica-Johnson, F., & Orellana, N. (2021). Emociones del profesorado de educación física: revisión narrativa (2010-2020). Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 39, 910-914. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.80750
Niven, A., Henretty, J., & Fawkner, S. (2014). ‘It’s too crowded’: A qualitative study of the physical environment factors that adolescent girls perceive to be important and influential on their PE experience. European Physical Education Review, 20(3), 35-348. https://doi.org/10.1177/1356336X14524863
Olmedo, N., & Farrerons, O. (2017). Modelos constructivistas de Aprendizaje en Programas de Formación. OmniaScience.
Pang, B., Tse-Shang Tang, D. & Law, S. (2022). Trans*, female bodybuilding and racial equality: narratives from a Hong Kong Chinese gender-fluid bodybuilder. Sport, Education and Society. https://doi.org/10.1080/13573322.2022.2030699
Piaget, J. (1973). The affective unconscious and the cognitive unconscious. Journal of the American Psychoanalytic Association, 27, 249-261.
Piaget, J. (1977). The development of thought: Equilibration of cognitive structures. New York: Viking Press.
Pic, M., Lavega-Burgués, P., Muñoz-Arroyave, V., March-Llanes, J., & Echeverri-Ramos, J. A. (2019). Predictive variables of emotional intensity and motivational orientation in the sports initiation of basketball. Cuadernos De Psicología Del Deporte, 19(1), 241-251. https://doi.org/10.6018/cpd.343901
Ransom, B., & Vlachopoulos, D. (2021). El significado de las declaraciones de misión para la práctica escolar y el desarrollo profesional: un análisis fenomenológico interpretativo. Educar, 57(1), 49-63. https://doi.org/10.5565/rev/educar.1126
Rebollo, M., & Hornillo, I. (2010). Perspectiva emocional en la construcción de la identidad en contextos educativos: discursos y conflictos emocionales. Revista de Educación, 353, 235-263.
Romero-Martín, M. R., Gelpi-Fleta, P., Mateu-Serra, M., & Lavega-Burgués, P. (2017). Influencia de las prácticas motrices sobre el estado emocional de estudiantes universitarios. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, 17(67) 449-466. https://doi.org/10.15366/rimcafd2017.67.004
Saenz-López, P., Duque, V. H., Almagro-Torres, B. J., & Conde, C. (2020). Baloncesto y emociones: una revisión sistemática. E-balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte, 16(1), 73-84. http://www.e-balonmano.com/ojs/index.php/revista/article/view/508.
Sáez de Ocáriz, U., Lavega, P., Mateu, M., & Rovira, G. (2014). Emociones positivas y educación de la convivencia escolar. Contribución de la expresión motriz cooperativa. Revista de Investigación Educativa, 32(2), 309-326.
Salgado-López, J. I. (2020). Contacto y emociones en la educación física y el deporte. Factores didácticos para optimizar un aprendizaje inclusivo. Wanceulen.
Salgado-López, J. I., & Sánchez-Molina, J. A. (2021). Contacto y emociones en la enseñanza de deportes sociomotores de colaboración-oposición a futuros docentes de educación física. Cuadernos de Psicología del Deporte, 21(3), 62-82. https://doi.org/10.6018/cpd.434541
Slavich, M., Hungenberg, E., Martin, T., Williams, D., & Reifurth, K. (2022). Going back to the ballgame: memories of previous baseball experiences. Managing Sport and Leisure, 27(4), 397-415. https://doi.org/10.1080/23750472.2020.1809499
Sveinson, K., Taylor, E., Keaton, A. C., Burton, L., Pegoraro, A., & Toffoletti, K. (2022). Addressing Gender Inequity in Sport Through Women’s Invisible Labor. Journal of Sport Management, 36(3), 240-250. https://doi.org/10.1123/jsm.2021-0229
Talarico, J. (2022). Replicating autobiographical memory research using social media: a case study. Memory, 30(4), 429-440. https://doi.org/10.1080/09658211.2021.1903040
Tamminen, K. A., & Bennett, E. V. (2017). No emotion is an island: an overview of theoretical perspectives and narrative research on emotions in sport and physical activity. Qualitative Research in Sport, Exercise and Health, 9(2), 183-199. doi:10.1080/2159676x.2016.1254109
Thomas, G., & Myers, K. (2015). The anatomy of the case study. SAGE.
Timken, G., McNamee, J. y Sarah, C. (2019). `It doesn`t seem like PE and I love it´: Adolescent girl`s views of a health club physical education approach. European Physical Education Review, 25(1), 1-16. https://doi.org/10.1177/1356336X17706382
Torrents, C., Mateu, M., Planas, A., & Dinusôva, M. (2011). Posibilidades de las tareas de expresión corporal para suscitar emociones en el alumnado. Revista de Psicología del deporte, 20(2), 401-412.
Vygotsky, L. (2000). Psicologia concreta do homen. Educação & Sociedade, 21(71), 21-44. https://doi.org/10.1590/s0101-73302000000200002
Vendrell, Í. (2012). La ética de las emociones de Francisco Brentano. Anuario Filosófico, 45(1), 145-173.
Vygotsky, L. (2009). El desarrollo de los procesos psicológicos superiores (3ª ed.). Crítica.
Zembylas, M. (2019). Intentos por discernir la compleja imbricación entre emoción y pedagogía: contribuciones del giro afectivo. Propuesta Educativa, 28(51), 15-29.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 E-balonmano Com
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.