Emoções, bem-estar subjectivo e género na aprendizagem do basquetebol na formação de professores: um estudo de caso

Autores

  • Felipe Mujica-Johnson Universidad de Chile
  • Fernando Serrano-Muñoz Universidad Santo Tomás

DOI:

https://doi.org/10.17398/1885-7019.19.231

Palavras-chave:

Afetividade, esporte, ética, jogo motor, educação física

Resumo

O estudo narrativo das emoções na formação de professores de Educação Física permite-nos abordar os significados pessoais e sociais associados. O primeiro objectivo desta investigação era compreender, num contexto chileno, os significados emocionais dos estudantes universitários de Educação Física na sua aprendizagem do basquetebol. Em segundo lugar, o objectivo era interpretar estes significados emocionais a partir de uma perspectiva de género. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, interpretativa e fenomenológica. Quatro mulheres e sete homens de um diploma universitário em Pedagogia da Educação Física numa universidade privada chilena da Região Metropolitana participaram no estudo. Os dados foram recolhidos através de diários pessoais, que foram submetidos a uma análise de conteúdo dedutivo-indutivo com o programa Atlas.ti 22. Os resultados mostram 14 categorias referentes a quatro emoções positivas e seis emoções negativas para o bem-estar subjectivo. Havia nove categorias partilhadas e cinco separadas entre o sexo masculino e o feminino. Conclui-se que os significados reconhecidos podem ser utilizados para favorecer o bem-estar subjectivo através de adaptações didácticas na aprendizagem do basquetebol.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Felipe Mujica-Johnson, Universidad de Chile

    a) Profesor de Educación Física. Universidad de Playa Ancha de Ciencias de la Educación.
    b) Magíster en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte. Universidad de Playa Ancha de Ciencias de la Educación.
    c) Doctor en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte. Universidad Politécnica de Madrid.

    d) Académico, Departamento de Educación, Facultad de Ciencias Sociales, Universidad de Chile.
    e) Investigador asociado del Centro de Investigación Escolar y Desarrollo (CIED), Facultad de Educación, Universidad Católica de Temuco.

  • Fernando Serrano-Muñoz, Universidad Santo Tomás

    Profesor de Educación Física, UMCE, Chile. 

    Postítulo en Entrenamiento de la Condición Física, UMCE, Chile. 

    Magíster en Motricidad Infantil, Universidad Mayor, Chile. 

    Académico de Pedagogía en Educación Física, Universidad Santo Tomás, Chile. 

Referências

Adriaanse, J. A. (2019). The influence of gendered emotional relations on gender equality in sport governance. Journal of Sociology, 55(3), 587-603. doi:10.1177/1440783319842665

Aguilar, S., & Barroso, J. (2015). La triangulación de datos como estrategia en investigación educativa. Revista de Medios y Educación, 47, 73-88. https://doi.org/10.12795/pixelbit.2015.i47.05

Ausubel, D. G. (1963). Cognitive Structure and the Facilitation of Meaningful Verbal Learning. Journal of Teacher Education, 14(2), 217–222. https://doi.org/10.1177/002248716301400220

Ausubel, D. (2002). Adquisición y retención del conocimiento: una perspectiva cognitiva. Paidós.

Bermúdez, C., & Sáenz-López, P. (2019). Emociones en Educación Física. Una revisión bibliográfica (2015-2017). Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 36, 597-603.

Bourdin, G. (2016). Antropología de las emociones: conceptos y tendencias. Cuicuilco. Revista de Ciencias Antropológicas, 23(67), 55-74.

Calderón, E. (2014). Universos emocionales y subjetividad. Nueva Antropología, 27(81), 11-31.

Camacho-Miñano, M., & Aragón, N. (2014). Ansiedad física social y educación física escolar: las chicas adolescentes en las clases de natación. Apunts. Educación Física y Deportes, 116(2), 87-94. https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es

Chihuailaf-Vera, L., Mujica-Johnson, F. N., & Concha-López, R. F. (2022). Psicomotricidad, corporalidad, género y filosofía positivista en Chile: análisis crítico de documentos ministeriales. Retos, 45, 12-19. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91574

Conway, M. (2005). Memory and the self. Journal of Memory and Language, 53, 594-628. https://doi.org/10.1016/j.jml.2005.08.00511.

Conway, M., & Pleydell-Pearce, C. (2000). The construction of auto-biographical Memories the self-memory system. Psychological Review, 107(2), 261-288. https://doi.org/10.1037//0033-295X.107.2.261

Díaz-Vásquez, P., González-Robles, C., Ramírez-Rojas, J., & Mujica-Johnson, F. (2023). (Des)Igualdad de Género en Educación Física Escolar Chilena desde la Perspectiva Estudiantil: Estudio de Casos. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 12(1), 51–64. https://doi.org/10.15366/riejs2023.12.1.003

Diener, E., Lucas, R., & Oishi, S. (2018). Advances and open questions in the science of subjective well-being. Collabra: Psychology, 4(1), 1-49.

Durán, C., Lavega, P., Salas, C., Cristofol, T., Tamarit, M., & Invernó, J. (2015). Educación física emocional en adolescentes. Identificación de variables predictivas de la vivencia. Cultura, Ciencia y Deporte, 10(28), 5-18. https://doi.org/10.12800/ccd.v10i28.511

Flick, U. (2022). The SAGE Handbook of Qualitative Research Design. Sage.

Fraile, A. (2018). Investigar y enseñar en Educación Física. Hacia un proceso democratizador. Kinesis.

Friesen, A. P., Lane, A. M., Devonport, T. J., Sellars, C. N., Stanley, D. N., & Beedie, C. J. (2013). Emotion in sport: considering interpersonal regulation strategies. International Review of Sport and Exercise Psychology, 6(1), 139-154. doi:10.1080/1750984x.2012.742921

Gamero-Portillo, M. G., GarcíaCeberino, J. M. Rodriguez-Rocha, J., Ibáñez, S. J., & Feu, S. (2022). Estudio de tres programas de intervención para la enseñanza del baloncesto en edad escolar. Un estudio de casos. Ebalonmano.Com. Revista de Ciencias del Deporte, 18(2), 127-148

García-Fariña, A., Jiménez, F., & Anguera, M. (2016). Análisis observacional del discurso docente del profesorado de educación física en formación a través de patrones comunicativos. Cuadernos de Psicología del Deporte,16(1),171-182.

García-López, L., Gutiérrez, D., Sánchez-Mora, D., & Harvey, S. (2019) Teachers’ use of teaching games for understanding in Central Spain. Physical Education and Sport Pedagogy, 24(5), 463-477. https://doi.org/10.1080/17408989.2019.1628931

Gea García, G., Alonso Roque, J. I., Rodríguez Ribas, J. P., & Caballero García, M. F. (2017). ¿Es la vivencia emocional cuestión de género? Análisis de juegos motores de oposición en universitarios. Revista de Investigación Educativa, 35(1), 269–283. https://doi.org/10.6018/rie.35.1.249661

Guijarro-Romero, S., Mayorga-Vega, D., & Viciana, J. (2019). Influencia del género sobre la habilidad táctica y aspectos motivacionales en deportes de invasión en Educación Física. Cultura, Ciencia y Deporte, 14(41), 93-105. https://doi.org/10.12800/ccd.v14i41.1269

Harvey, S., Gil-Arias, A., & Claver, F. (2020). Effects of teaching games for understanding on tactical knowledge development in middle school physical education. Journal of Physical Education and Sport, 20(3), 1369-1379. https://doi.org/10.7752/jpes.2020.03189

Lavega, P., Aráujo, P., & Jaqueira, A. R. (2013). Enseñar competencias motrices y emocionales en estudiantes universitarios. Cultura, Ciencia y Deporte, 8(22), 5-15. https://doi.org/10.12800/ccd.v8i22.219

LeDoux, J. E. (2000). Emotion circuits in the brain. Annual Review of Neuroscience, 23, 155-184. https://doi.org/10.1146/annurev.neuro.23.1.155

Leisterer, S., & Jekauc, D. (2019). Students´ emotional experience in Physical Education. A qualitative study for new theoretical insights. Sports, 7, 1-15. https://doi.org/10.3390/sports7010010

Maddux, J. (2018). Subjective well-being and life satisfaction: an introduction to conceptions, theories, and measures. En J. Maddux (Ed.), Subjective well-being and life satisfaction (pp. 3-31). Routledge.

Marina, J. A. (2009). El laberinto sentimental. Anagrama.

Martínez-Martínez, F., & Valero-Valenzuela, A. (2019). Vivencia emocional del alumnado universitario en Educación Física: revisión sistemática. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 14(2), 91-96.

Monforte, J., & Pérez-Samaniego, V. (2017). El miedo en Educación Física: una historia reconocible. Movimento, 23(1), 85-99. https://doi.org/10.22456/1982-8918.71272

Mora, F. (2013). ¿Qué es una emoción? Arbor. Ciencias, Pensamiento y Cultura, 189(759), 1-6. https://doi.org/10.3989/arbor.2013.759n1003.

Mora, F. (2017). Neuroeducación: solo se aprende aquello que se ama. Alianza.

Mujica-Johnson, F. (2020). Percepción emocional del alumnado de educación secundaria obligatoria durante la práctica de baloncesto en la asignatura de Educación Física [Tesis Doctoral, Facultad de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, Universidad Politécnica de Madrid]. https://doi.org/10.20868/UPM.thesis.65809.

Mujica-Johnson, F. (2021). Emociones negativas del alumnado de Secundaria en el aprendizaje de baloncesto en Educación Física. Retos, Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 41, 362-372. https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.84395

Mujica-Johnson, F., & Jiménez, A. C. (2019). Percepción emocional en la asignatura de Baloncesto de estudiantes del Grado en Ciencias del Deporte: Estudio piloto. Cuadernos de Psicología del Deporte, 19(2), 160-174. https://doi.org/10.6018/cpd.347161

Mujica-Johnson, F., & Jiménez, A. C. (2021). Emociones positivas del alumnado de Educación Secundaria en las prácticas de baloncesto en Educación Física. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 39, 556-564. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.80112

Mujica-Johnson, F., & Orellana, N. (2019). Emociones en educación física desde la perspectiva constructivista: análisis de los currículos de España y Chile. Praxis & Saber, 10(24), 297-319. https://doi.org/10.19053/22160159.v10.n25.2019.8468

Mujica-Johnson, F., Orellana, N., & Concha, R. (2017). Emociones en la clase de Educación Física: revisión narrativa (2010-2016). Ágora para la Educación Física y el Deporte, 19(1), 119-134. https://doi.org/10.24197/aefd.1.2017.119-134

Mujica-Johnson, F. N., Orellana-Arduiz, N. D. C., & Concha-López, R. F. (2018). Atribución emocional en el taller de baloncesto escolar de una escuela pública en Chile: análisis de contenido. Cuadernos de Psicología del Deporte, 18(1), 31-42.

Mujica-Johnson, F., & Orellana, N. (2021). Emociones del profesorado de educación física: revisión narrativa (2010-2020). Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deportes y Recreación, 39, 910-914. https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.80750

Niven, A., Henretty, J., & Fawkner, S. (2014). ‘It’s too crowded’: A qualitative study of the physical environment factors that adolescent girls perceive to be important and influential on their PE experience. European Physical Education Review, 20(3), 35-348. https://doi.org/10.1177/1356336X14524863

Olmedo, N., & Farrerons, O. (2017). Modelos constructivistas de Aprendizaje en Programas de Formación. OmniaScience.

Pang, B., Tse-Shang Tang, D. & Law, S. (2022). Trans*, female bodybuilding and racial equality: narratives from a Hong Kong Chinese gender-fluid bodybuilder. Sport, Education and Society. https://doi.org/10.1080/13573322.2022.2030699

Piaget, J. (1973). The affective unconscious and the cognitive unconscious. Journal of the American Psychoanalytic Association, 27, 249-261.

Piaget, J. (1977). The development of thought: Equilibration of cognitive structures. New York: Viking Press.

Pic, M., Lavega-Burgués, P., Muñoz-Arroyave, V., March-Llanes, J., & Echeverri-Ramos, J. A. (2019). Predictive variables of emotional intensity and motivational orientation in the sports initiation of basketball. Cuadernos De Psicología Del Deporte, 19(1), 241-251. https://doi.org/10.6018/cpd.343901

Ransom, B., & Vlachopoulos, D. (2021). El significado de las declaraciones de misión para la práctica escolar y el desarrollo profesional: un análisis fenomenológico interpretativo. Educar, 57(1), 49-63. https://doi.org/10.5565/rev/educar.1126

Rebollo, M., & Hornillo, I. (2010). Perspectiva emocional en la construcción de la identidad en contextos educativos: discursos y conflictos emocionales. Revista de Educación, 353, 235-263.

Romero-Martín, M. R., Gelpi-Fleta, P., Mateu-Serra, M., & Lavega-Burgués, P. (2017). Influencia de las prácticas motrices sobre el estado emocional de estudiantes universitarios. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, 17(67) 449-466. https://doi.org/10.15366/rimcafd2017.67.004

Saenz-López, P., Duque, V. H., Almagro-Torres, B. J., & Conde, C. (2020). Baloncesto y emociones: una revisión sistemática. E-balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte, 16(1), 73-84. http://www.e-balonmano.com/ojs/index.php/revista/article/view/508.

Sáez de Ocáriz, U., Lavega, P., Mateu, M., & Rovira, G. (2014). Emociones positivas y educación de la convivencia escolar. Contribución de la expresión motriz cooperativa. Revista de Investigación Educativa, 32(2), 309-326.

Salgado-López, J. I. (2020). Contacto y emociones en la educación física y el deporte. Factores didácticos para optimizar un aprendizaje inclusivo. Wanceulen.

Salgado-López, J. I., & Sánchez-Molina, J. A. (2021). Contacto y emociones en la enseñanza de deportes sociomotores de colaboración-oposición a futuros docentes de educación física. Cuadernos de Psicología del Deporte, 21(3), 62-82. https://doi.org/10.6018/cpd.434541

Slavich, M., Hungenberg, E., Martin, T., Williams, D., & Reifurth, K. (2022). Going back to the ballgame: memories of previous baseball experiences. Managing Sport and Leisure, 27(4), 397-415. https://doi.org/10.1080/23750472.2020.1809499

Sveinson, K., Taylor, E., Keaton, A. C., Burton, L., Pegoraro, A., & Toffoletti, K. (2022). Addressing Gender Inequity in Sport Through Women’s Invisible Labor. Journal of Sport Management, 36(3), 240-250. https://doi.org/10.1123/jsm.2021-0229

Talarico, J. (2022). Replicating autobiographical memory research using social media: a case study. Memory, 30(4), 429-440. https://doi.org/10.1080/09658211.2021.1903040

Tamminen, K. A., & Bennett, E. V. (2017). No emotion is an island: an overview of theoretical perspectives and narrative research on emotions in sport and physical activity. Qualitative Research in Sport, Exercise and Health, 9(2), 183-199. doi:10.1080/2159676x.2016.1254109

Thomas, G., & Myers, K. (2015). The anatomy of the case study. SAGE.

Timken, G., McNamee, J. y Sarah, C. (2019). `It doesn`t seem like PE and I love it´: Adolescent girl`s views of a health club physical education approach. European Physical Education Review, 25(1), 1-16. https://doi.org/10.1177/1356336X17706382

Torrents, C., Mateu, M., Planas, A., & Dinusôva, M. (2011). Posibilidades de las tareas de expresión corporal para suscitar emociones en el alumnado. Revista de Psicología del deporte, 20(2), 401-412.

Vygotsky, L. (2000). Psicologia concreta do homen. Educação & Sociedade, 21(71), 21-44. https://doi.org/10.1590/s0101-73302000000200002

Vendrell, Í. (2012). La ética de las emociones de Francisco Brentano. Anuario Filosófico, 45(1), 145-173.

Vygotsky, L. (2009). El desarrollo de los procesos psicológicos superiores (3ª ed.). Crítica.

Zembylas, M. (2019). Intentos por discernir la compleja imbricación entre emoción y pedagogía: contribuciones del giro afectivo. Propuesta Educativa, 28(51), 15-29.

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Emoções, bem-estar subjectivo e género na aprendizagem do basquetebol na formação de professores: um estudo de caso. (2023). E-Balonmano Com Journal Sports Science, 19(3), 231-242. https://doi.org/10.17398/1885-7019.19.231