Estratégias dos professores de educação física do ensino secundário: impacto nas variáveis motivacionais em função do género e da prática desportiva extracurricular dos alunos

Autores

  • Sebastián Gómez-Vázquez Escuela Internacional de Doctorado (Universidad de Murcia. España)
  • Manuel Gómez-López Facultad de Ciencias del Deporte (Universidad de Murcia. España)
  • Antonio Granero-Gallegos Facultad de Ciencias de la Educación (Universidad de Almería. España)
  • J. Arturo Abraldes Facultad de Ciencias del Deporte (Universidad de Murcia. España)
  • David Manzano-Sánchez Universidad de Almería (España)

DOI:

https://doi.org/10.17398/1885-7019.21.205

Palavras-chave:

Autonomia, competência, erro, vergonha, relação com os outros

Resumo

Os objetivos do estudo foram analisar as estratégias motivacionais utilizadas pelos professores de Educação Física e como estas se relacionam com a percepção das necessidades psicológicas básicas e o medo do falo, tendo em conta as diferenças existentes consoante o sexo e a sua prática desportiva extracurricular. Para isso, os participantes responderam à Escala de Necessidades Psicológicas Básicas no Exercício, ao Inventário de Avaliação de Erros de Desempenho e ao Questionário de Estratégias Motivacionais nas aulas de Educação Física. A amostra foi composta por 1.063 estudantes entre 12 e 18 anos (522 do sexo masculino). Os resultados refletiram que as estratégias motivacionais orientadas para o domínio estão positivamente relacionadas com a satisfação das necessidades psicológicas básicas. Por sua vez, os rapazes apresentam maior perceção da utilização de estratégias orientadas para o desempenho, maior satisfação das necessidades psicológicas básicas e menor medo de errar. Da mesma forma, os alunos que praticam desporto extracurricular têm maior percepção de estratégias orientadas para o desempenho, satisfação de necessidades psicológicas básicas e menor medo de errar. É necessário que os professores apliquem estratégias motivacionais que potenciem um clima motivacional de domínio.

Downloads

Biografias do Autor

  • Sebastián Gómez-Vázquez, Escuela Internacional de Doctorado (Universidad de Murcia. España)

    Escuela Internacional de Doctorado (Universidad de Murcia. España)

  • Manuel Gómez-López, Facultad de Ciencias del Deporte (Universidad de Murcia. España)

    Facultad de Ciencias del Deporte (Universidad de Murcia. España) 

  • Antonio Granero-Gallegos, Facultad de Ciencias de la Educación (Universidad de Almería. España)

    Facultad de Ciencias de la Educación (Universidad de Almería. España) 

  • J. Arturo Abraldes, Facultad de Ciencias del Deporte (Universidad de Murcia. España)

    Facultad de Ciencias del Deporte (Universidad de Murcia. España) 

  • David Manzano-Sánchez, Universidad de Almería (España)

    Facultad de Educación y Psicología (Universidad de Extremadura. España)

Referências

Aguado-Gómez, R., Díaz-Cueto, M., Hernández-Álvarez, J. L., & López-Rodríguez, A. (2016). Apoyo a la autonomía en las clases de educación física: percepción versus realidad. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, 16(62), 183-202. https://doi.org/10.15366/rimcafd2016.62.001

Ames, C. (1992). Classrooms: Goals, structures, and student motivation. Journal of Educational Psychology, 84(3), 261-271. https://doi.org/10.1037/0022-0663.84.3.261

Amjad, R., Irshad, E., & Gul, R. (2018). Relationship between competition anxiety and fear of failure among sportsmen and sportswomen. Journal of Postgraduate Medical Institute (Peshawar- Pakistan), 32(1), 9-65.

Ardoy, D. N., Fernández-Rodríguez, J. M., Chillón, P., Artero, E. G., España-Romero, V., Jiménez-Pavón, D., Ruiz, J. R., Guirado-Escámez, C., Castillo, M. J., & Ortega, F. B. (2010). Educando para mejorar el estado de forma física, estudio EDUFIT: antecedentes, diseño, metodología y análisis del abandono/adhesión al estudio. Revista Española de Salud Pública, 84(2), 151-168.

Aznar-Ballesta, A. & Vernetta, M. (2023). Influence of the satisfaction and importance of physical education on sports dropout in secondary school. Espiral. Cuadernos del Profesorado, 16(32), 18-28. https://doi.org/10.25115/ecp.v16i32.8604

Baena-Extremera, A., Gómez-López, M., Granero-Gallegos, A., & del Mar Ortiz-Camacho, M. (2015). Predicting satisfaction in physical education from motivational climate and self-determined motivation. Journal of Teaching in Physical Education, 34(2), 210-224. https://doi.org/10.1123/jtpe.2013-0165

Berglas, S., & Jones, E. E. (1978) Drug choice as a self-handicapping strategy in response to noncontingent success. Journal of Personality and Social Psychology, 36(4), 405-417. http://dx.doi.org/10.1037/0022-3514.36.4.405

Black, A. E. & Deci, E. L. (2000). The effects of instructors’ autonomy support and students’ autonomous motivation on learning organic chemistry: A self-determination theory perspective. Science Education, 84(6), 740-756.

Brunet, J., & Sabiston, C. M. (2009). Social physique anxiety and physical activity: A self-determination theory perspective. Psychology of Sport and Exercise, 10(3), 329-335. https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2008.11.002

Bustamante, D. E. O., & León, D. A. H. (2021). Niveles de actividad física y motivación a la práctica deportiva en estudiantes de Educación Física. Revista Arbitrada Interdisciplinaria Koinonía, 6(2), 504-524.

Carrasco-Poyatos, M., Segura-López. D., López-García, G. D., & López-Osca, R. (2024). Directional tendencies towards motivation of users from different physical-sports contexts: a cross-sectional study. Espiral. Cuadernos del Profesorado, 17(36), 22-32. https://doi.org/10.25115/ecp.v17i36.9743

Cecchini, J. A., González, C., Carmona, A. M., & Contreras, O. (2004). Relaciones entre clima motivacional, la orientación de meta, la motivación intrínseca, la auto-confianza, la ansiedad y el estado de ánimo en jóvenes deportistas. Psicothema, 16, 104-109.

Cerro-Herrero, D., Prieto-Prieto, J., Tapia Serrano, M. A., Vaquero-Solís, M., Sánchez-Miguel, P. A. (2022). Relationship between the intention to be physically active and active commuting to school: proposals for intervention to increase active commuting in children. Espiral. Cuadernos del Profesorado, 16(32), 18-28. https://doi.org/10.25115/ecp.v15i30.5939

Cervelló, E., Moreno, J. A., del Villar, F., & Reina, R. (2007). Desarrollo y validación de un instrumento de medida de las estrategias motivacionales empleadas en las clases de educación física. Revista Iberoamericana de Psicología del ejercicio y el Deporte, 2(2), 53-72.

Chatzisarantis, N. L. & Hagger, M. S. (2009). Effects of an intervention based on self-determination theory on self-reported leisure-time physical activity participation. Psychology & Health, 24(1), 29-48. https://doi.org/10.1080/08870440701809533

Chen, L. H., Chen, M. Y., Lin, M. S., Kee, Y. H., & Shui, S. H. (2009). Fear of failure and self-handicapping in college physical education. Psychological Reports, 105(3), 707-713. https://doi.org/10.2466/PR0.105.3.707-713

Conroy, D. E., & Coastworth, J. D. (2007). Coaching behaviors associated with changes in fear of failure: Changes in self-talk and need satisfaction as potential mechanisms. Journal of Personality, 75(2), 383-419. https://doi.org/10.1111/j.1467-6494.2006.00443.x

Conroy, D. E., Willow, J. P., & Metzler, J. N. (2002). Multidimensional Fear of Failure Measurement: The Performance Failure Appraisal Inventory. Journal of Applied Sport Psychology, 14(2), 76-90. https://doi.org/10.1080/10413200252907752

Crockett, L. J., & Petersen, A. C. (1993). Adolescent development: Health risks and opportunities for health promotion. En S. G. Millstein, A. C. Petersen, & E. O. Nightingale (Eds.), Promoting the health of adolescents. New directions for the twenty-first century (pp. 3-37). Oxford University Press.

Deci, E. L., & Ryan, R. M. (1985). Intrinsic motivation and self-determination in human behavior. Plenum.

Deci, E. L., & Ryan, R. M. (2000). The “what” and “why” of goal pursuits: Human needs and the self-determination of behaviour. Psychological Inquiry, 11(4), 227-268. https://doi.org/10.1207/S15327965PLI1104_01

Espinoza-Gutiérrez, R., Baños, R., Calleja-Núñez, J. J., & Granero-Gallegos, A. (2024). Effect of Teaching Style on Academic Self-Concept in Mexican University Students of Physical Education: Multiple Mediation of Basic Psychological Needs and Motivation. Espiral Cuadernos del Profesorado, 17(36), 46-61. https://doi.org/10.25115/ecp.v17i36.10087

Ferrer-Caja, E., & Weiss, M. R. (2000). Predictors of intrinsic motivation among adolescent students in physical education. Research quarterly for exercise and sport, 71(3), 267–279. https://doi.org/10.1080/02701367.2000.10608907

Fierro-Suero, S., Almagro, B. J., Sáenz-López, P., & Carmona-Márquez, J. (2020). Perceived novelty support and psychological needs satisfaction in physical education. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(11), 4169. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph17114169

García, T., Sánchez, P. A., Leo, F. M., Sánchez, D., & Amado, D. (2011). Incidencia de la Teoría de Autodeterminación sobre la persistencia deportiva. Revista Internacional de Ciencias del Deporte, 25(7), 266-276.

Gómez-López, M., Granero-Gallegos, A., Baena-Extremera, A. & Abraldes, J. (2014). Análisis de los perfiles motivacionales y su relación con la importancia de la educación física en secundaria. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación Psicológica, 2(38), 11-29.

Gómez-López, M., Martínez Hernández, A., & Granero Gallegos, A. (2021). Satisfacción de las necesidades psicológicas básicas en las clases de Educación Física y su relación con el miedo al fallo según el género y la práctica físico-deportiva extraescolar de los estudiantes de Educación Secundaria. Estudios Pedagógicos, 47(1), 303-322. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052021000100303

Gómez-López, M., Valero-Valenzuela, A., Manzano-Sánchez, D., & González-Hernández, J. (2024). Fear of failure and perception of the motivational climate under the coach pressure. International Journal of Sports Science & Coaching, 5. https://doi.org/10.1177/17479541231223652

Gómez, A., Hernández, J., Martínez, I., & Gámez, S. (2014). Necesidades psicológicas básicas en Educación Física según el género y el ciclo educativo del estudiante durante la escolaridad obligatoria. Revista de Investigación Educativa, 32(1), 159-167. https://doi.org/10.6018/rie.32.1.172311

Goudas, M., & Biddle, S. J. H. (1994). Perceived motivational climate and intrinsic motivation in school Physical Education classes. European Journal of Psychology of Education, 9(3), 241-250. https://doi.org/10.1007/BF03172783

Harris, K. C., Kuramoto, L. K., Schulzer, M., & Retallack, J. E. (2009). Effect of school-based physical activity interventions on body mass index in children: a meta-analysis. Canadian Medical Association Journal, 180(7), 719-726. http://dx.doi.org/10.1503/cmaj.080966

Heaven, P. C. L. (1996). Adolescent health: The role of individual differences. Routledge.

Hellison, D. (2011). Teaching responsibility through physical activity (3er ed.). Human Kinetics.

Kocaadam-Bozkurt, B., Ermumcu, M. Ş. K., Gövez, N. E., Bozkurt, O., Akpinar, Ş., Çelik, Ö. M., Köksal, E. & Tek, N. A. (2023). Asociación entre la adherencia a la dieta mediterránea y las medidas antropométricas y el estado nutricional en adolescentes. Nutrición Hospitalaria, 40(2), 368-376. https://dx.doi.org/10.20960/nh.04545

Landry, B. W., & Driscoll, S. W. (2012). Physical activity in children and adolescents. PM & R: the journal of injury, function, and rehabilitation, 4(11), 826-832. https://doi.org/10.1016/j.pmrj.2012.09.585

Leversen, I., Danielsen, A. G., Birkeland, M. S., & Samdal, O. (2012). Basic psychological need satisfaction in leisure activities and adolescents’ life satisfaction. Journal of Youth and Adolescence, 41(12), 1588-1599. https://doi.org/10.1007/s10964-012-9776-6

Lim, B. C. & Wang, C. J. (2009). Perceived autonomy support, behavioural regulations in physical education and physical activity intention. Psychology of Sport and Exercise, 10(1), 52-60. https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2008.06.003

Malina, R. M. (2001). Adherence to physical activity from childhood to adulthood: a perspective from tracking studies. Quest, 53(3), 346-355. https://doi.org/10.1080/00336297.2001.10491751

Manzano-Sánchez, D., Ferrer-López, B., Battaglia, G., & Gómez-López, M. (2023). Support for autonomy and fear of failure in Physical Education classes. Differences between gender and physical extracurricular sports. Espiral. Cuadernos del Profesorado, 16(34), 1-11. https://doi.org/10.25115/ecp.v16i34.9476

McKenzie, T. L. (2001). Promoting physical activity in youth: focus on middle school environments, Quest, 53(3), 326-334. https://dx.doi.org/10.1080/00336297.2001.10491749

Meléndez, J. A. B., Vega, S., Leona, C. C. R., Vázquez, S. B. C., Nava, L. G. H., Rojo-Moreno, L., Vázquez-Chávez, A. & Murillo, J. E. (2017). Hábitos alimentarios, actividad física y estilos de vida en adolescentes escolarizados de la Ciudad de México y del Estado de Michoacán. Revista Española de Nutrición Comunitaria, 23(1), 39-46.

Méndez-Giménez, A., Fernández-Rio, J., & Cecchini-Estrada, J. A. (2013). Climas motivacionales, necesidades, motivación y resultados en Educación Física. Aula Abierta, 41(1), 63-72

Menéndez-Santurio, J. I., & Fernández-Río, J. (2018). Versión española de la escala de necesidades psicológicas básicas en educación física. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, 18(69), 119-133. https://dx.doi.org/10.15366/rimcafd2018.69.008

Moreno-Murcia, J. A., & Conte, L. (2011). Predicción del miedo a equivocarse en jugadores de baloncesto a través del clima tarea de los iguales y la motivación intrínseca. Revista Mexicana de Psicología, 28(1), 43-52.

Moreno-Murcia, J. A., Conte, L., Silveira, Y., & Ruíz, L. M. (2014). Miedo a fallar en el deporte. Universidad Miguel Hernández de Elche.

Moreno-Murcia, J. A., Torregrosa-Silveira, Y., & Conte-Marín, L (2013). Relación del feed-back positivo y el miedo a fallar sobre la motivación intrínseca. REOP-Revista Española de Orientación y Psicopedagogía, 24(2), 8-23.

Moreno, J. A., González-Cutre, D., Chillón, M., & Parra, N. (2008). Adaptación a la educación física de la Escala de las Necesidades Psicológicas Básicas en el Ejercicio. Revista Mexicana de Psicología, 25(2), 295-303.

Moreno, J. A., Zomeño, T. E., Marín, L. M., Ruiz, L. M., & Cervelló, E. (2013). Percepción de la utilidad e importancia de la educación física según la motivación generada por el docente. Revista de Educación, 362, 380-402.

Mosqueda, S., Ramírez, J. J., Tomás, I., Reynaga-Estrada, P., Vanegas-Farfano, M., & López-Walle, J. M. (2022). Climas empowering y disempowering, necesidades psicológicas e intención de práctica deportiva futura en jóvenes deportistas. Revista Latinoamericana de Psicología, 54, 60-67. https://doi.org/10.14349/rlp.2022.v54.7

Moyano, A. C., Pacheco, M. M., & Urbieta, M. D. C. T. (2018). Procesos psicosociales en Educación Física: actitudes, estrategias y clima motivacional percibido. Retos, 34, 19-24. https://doi.org/10.47197/retos.v0i34.57668

Munuera Ortuño, J. M., Gómez-López, M., Granero-Gallegos, A., & Sánchez-Alcaraz, B. J. (2018). Miedo al fallo de los estudiantes y la relación con la intención de ser físicamente activo e importancia de la Educación Física en Educación Secundaria. Estudios Pedagógicos, 44(1), 279-291. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052018000100279

Nicholls, J. G. (1989). The competitive ethos and democratic education. Harvard University Press.

Ntoumanis N. (2001). A self-determination approach to the understanding of motivation in physical education. The British journal of educational psychology, 71(Pt 2), 225-242. https://doi.org/10.1348/000709901158497

Ryan, R. M. & Deci, E. L. (2000). Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development and well-being. American Psychologist, 55(1), 68-78. https://doi.org/10.1037/0003-066X.55.1.68

Ryan, R. M., Kuhl, J. & Deci, E. L. (1997). Nature and autonomy: Organizational view of social and neurobiological aspects of self-regulation in behavior and development. Development and Psychopathology, 9(4), 701-728. https://doi.org/10.1017/S0954579497001405

Sagar, S., Boardley, I. & Kavussanu, M. (2010). Fear of failure and student athletes’ interpersonal antisocial behaviour in education and sport. British Journal of Educational Psychology, 81(3), 391-408. https://doi.org/10.1348/2044-8279.002001

Sánchez-Martín, M., Ponce Gea, A. I., Rubio Aparicio, M., Navarro-Mateu, F., & Olmedo Moreno, E. M. (2024). A practical approach to quantitative research designs. Espiral. Cuadernos del Profesorado, 17(35). https://doi.org/10.25115/ecp.v17i35.9725

Sarrazin, P., Vallerand, R. J., Guillet, E., Pelletier, L., & Cury, F. (2002). Motivation and dropout in female handballers: A 21-month prospective study. European Journal of Social Psychology, 32(3), 395-418. https://doi.org/10.1002/ejsp.98

Seifriz, J., Duda, J. L., & Chi, L. (1992). The relationship of perceived motivational climate to intrinsic motivation and beliefs about success in basketball. Journal of Sport and Exercise Psychology, 14(4), 375-391.

Silveira, Y., & Moreno, J. A. (2015). Miedo a equivocarse y motivación autodeterminada en estudiantes adolescentes. Cuadernos de Psicología del Deporte, 15(3), 65-67.

Smith, L., Sinclair, K. E., & Chapman, E. S. (2002). Students’ goals, self-efficacy, self-handicapping, and negative affective responses: An Australian senior school student study. Contemporary Educational Psychology, 27(3), 471-485. https://doi.org/10.1006/ceps.2001.1105

Sproule, J., Wang, C. K. J., Morgan, K., McNeill, M., & McMorris, T. (2007). Effects of motivational climate in Singaporean physical education lessons on intrinsic motivation and physical activity intention. Personality and Individual Differences, 43(5), 1037-1049. https://doi.org/10.1016/j.paid.2007.02.017

Tabachnick, B., & Fidell, L. (1996). Using multivariate statistics. Harper Collins.

Timo, J., Sami, Y. P., Anthony, W. & Jarmo, L. (2016). Perceived physical competence towards physical activity, and motivation and enjoyment in physical education as longitudinal predictors of adolescents’ self-reported physical activity. Journal of Science and Medicine in Sport, 19(9), 750-754. https://doi.org/10.1016/j.jsams.2015.11.003

Valero-Valenzuela, A., Huéscar, E., Núñez, J. L., León, J., Conte, L., & Moreno-Murcia, J. A. (2021). The role of controlled motivation in the self-esteem of adolescent students in physical education classes. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(21), 11602. https://doi.org/10.3390/ijerph182111602

Vallerand, R. J. (1997). Toward a hierarchical model of intrinsic and extrinsic motivation. In M. P. Zanna (Ed.), Advances in experimental social psychology, Vol. 29, pp. 271-360). Academic Press. https://doi.org/10.1016/S0065-2601(08)60019-2

Vlachopoulous, S. P., & Michailidou, S. (2006). Development and initial validation of a measure of autonomy, competence, and relatedness: the Basic Psychological Needs in Exercise Scale. Measurement in Physical Education and Exercise Science, 10(3), 179-201. https://doi.org/10.1207/s15327841mpee1003_4

Ward D. S. (2010). Physical activity in young children: the role of childcare. Medicine and science in sports and exercise, 42(3), 499-501. https://doi.org/10.1249/MSS.0b013e3181ce9f85

Zhang, T., Solmon, M. A., & Gu, X. (2012). The role of teachers’ support in predicting students’ motivation and achievement outcomes in physical education. Journal of Teaching in Physical Education, 31(4), 329-343. https://doi.org/10.1123/jtpe.31.4.329

Publicado

2025-03-24

Edição

Secção

Original artice

Como Citar

Estratégias dos professores de educação física do ensino secundário: impacto nas variáveis motivacionais em função do género e da prática desportiva extracurricular dos alunos. (2025). E-Balonmano Com Journal Sports Science, 21(2), 205-216. https://doi.org/10.17398/1885-7019.21.205